sábado, julho 10, 2010


Introdução ao Scrapbooking Digital

0
Você precisa saber manusear algum programa, de edição de imagem, tipo photoshop, photofiltre, photoscape pelo menos o básico, para começar com essa arte maravilhosa que é o Scrapbooking Digital!
Se você já tem conhecimento gráfico, tudo ficará mais fácil! Comece a visitar sites relacionados a Scrapbooking Digital, os quais disponibilizam muitos tutoriais e kits digitais free (chamados freebies).
Há kits comerciais também, que são ainda mais lindos que os free.
Os kits são compostos por papéis (chamados backgrounds) e elementos, apresentados através de Previews, que são a amostragem dos itens que compõem cada kit.
Os papéis estão no formato *.jpg.
Os elementos (que são os enfeites), como ribanas, buttons, frames, clips, etc., vêm no formato *.png.
Todos em alta resolução - 300 dpi´s, para uma boa impressão ou revelação como foto.

O padrão dos papéis é de 12 x 12 polegadas (inches). Por isso os kits são tão pesados. Aliás... cuidado com tubes, que são lindos mas normalmente de baixa resolução e normalmente não são usados em Scrapbooking Digital.
Também é padrão o uso de arquivos no formato *.png para Scrapbooking Digital (por abrir em qualquer programa gráfico).
Via de regra a Designer coloca todos esses itens (papéis e elementos) numa pasta compactada (ou no Winzip ou no Winrar).
Então você faz o download do kit, descompacta através do respectivo programa e já pode começar a sua criação no programa gráfico escolhido!
Dica: você vai se empolgar com os kits e vai sair baixando praticamente tudo que encontrar pela frente! Mas quando for armazenar no seu PC, não descarte o arquivo TOU - Terms Of Use, que é onde constam os termos de uso do kit, inclusive quem é a designer a quem você deverá dar os créditos de suas páginas.
Para criar uma página de scrap digital, também chamada LO (layout), abra uma nova imagem no seu programa gráfico, no tamanho 12 x 12 polegadas (inches), com resolução de 300 dpi´s. Escolha o papel que ficará no fundo e insira nesta nova imagem. Então comece a inserir e dispor os elementos ao seu gosto, inclusive fotos, título e journaling (que são frases ou textos que tenham alguma relação com o tema da página).
Boa notícia: se não conseguir terminar seu projeto, poderá salvá-lo no formato original do programa que você usa! Por exemplo, no formato *.psp (para quem usa o Paint Shop Pro), *.psd (para usuários do Photo Shop) e *ufo (formato nativo do Photo Impact).
Depois de concluída, sua página podeerá ser salva no formato *.jpg, quando não será mais possível manusear as layers (camadas) de seu LO.
Para quem está começando, talvez seja interessante usar sketches ou fazer scraplifts.
Os sketches são esboços, rascunhos ou roteiros para a confecção de uma página. Eles definem a organização e a disposição dos itens no LO. Veja o ex abaixo...

Esse foi feito pela Janine Oliveira .


O Scraplift “é um termo usado por scrapbookers e descreve o processo de inspiração em layouts ou projetos de outras pessoas, idéias em revistas, livros, web e usá-los em seus projetos” – Glossário Digiscrappersbrasil.

É exatamente isso. No Scrapbooking Digital temos o bom hábito de visitar as galerias de outras Scrapbookers e comentar seus Layouts como forma de reconhecimento e incentivo pela dedicação àquele trabalho e pela beleza e originalidade dos mesmos.
Quando visitamos algum Layout e nos identificamos com ele, podemos fazer um Scraplift, ou de forma mais informal, Lift de determinado Layout. As autoras geralmente ficam felizes por ver que seus trabalhos inspiraram alguma outra Scrapbooker a criar uma página inspirada em uma criação sua, claro que, desde que seja dado o devido crédito à autora original. Ou Seja o scraplift "cópia" ao seu estilo, de alguma página de scrap pronta, que serve como inspiração para a execução do seu LO.
Abaixo usarei alguns layouts e seus lifts como exemplo, para melhor compreensão.
Veja um exemplo do blog Canção nova - Fotos que falam onde vários fotografos expoem suas artes...

LO Original: 5 Meses de Carina Schirrmann

Lift do LO de Carina Schirrmann por Vany Qualtieri, 8 Meses:

Cada programa gráfico dispõe de inúmeros recursos, que podem ser explorados à medida em que você for se familiarizando com o próprio programa e com a arte do Scrapbooking Digital.
Sempre que divulgar uma página de scrap, apresente os créditos com o nome do Kit e de suaDesigner, o nome da(s) fonte(s) utilizada(s) e se possível, o site donde o kit foi baixado.
Espero que este texto possa ser útil para você. Bjinhosss 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails